Notem-me



0 colheradas

Humanos! Acreditam que apenas eles importam, que apenas eles se importam. Os animais não pensam, não sentem. Os objectos são inanimados, não vivem, não sobrevivem. Então como, senhores humanos, explicam a minha vida, os meus sentimentos, os meus sofrimentos, as minhas alegrias e os meus desejos?
Foi um de vocês que disse “penso, logo existo”, pois eu digo-vos “existo, logo sinto”. Senti tudo o que me aconteceu e lembro-me de cada momento daquilo a que vocês não chamariam de vida! Os anos vão passando e cada vez mais penso no que fiz ao longo do tempo e como não aproveitei enquanto era jovem, pelo que decidi deixar algo por escrito, apenas para que saibam que eu existi, que eu estive aqui. Mas primeiro convém que me apresente.
Sou uma nota de vinte escudos que foi rasgada ao meio há tanto tempo que já nem se lembra do momento exacto em que aconteceu, tendo várias teorias para tal, no entanto não vos vou aborrecer falando das conjecturas de uma velha cansada.
 
Tenho trinta e quatro longos anos, que em vida humana é muito pouco, no entanto para uma nota é demasiado tempo. Eu não posso morrer, mas posso ser destruída e simplesmente deixar de existir. Não tenho alma, e acreditem ou não, neste momento o que eu mais desejo é que a metade de mim que ainda existe seja destruída, pois não acredito que possa ter descanso de outra forma.

Não me lembro dos meus primeiros dias de vida, como fui feita e o que envolveu a minha criação. Recordo o primeiro ano da minha existência como um dos mais ternos que já tive. O meu dono chamava-se Tomé, era um rapazola desdentado de seis anos, mãos quentes e olhar brilhante. Ganhou-me no seu aniversário e durante mais de um ano andou comigo no bolso de todas as calças que usava, dizia-me que eu era a sua nota da sorte. Ele conversava comigo todos os dias, contava-me histórias e dava-me beijinhos, não me tratava como todos os outros, ele importava-se comigo, ou ao menos era assim, até me ter trocado por um pote de feijões doces.
Das mãos suadas do velho vendedor da lojinha de guloseimas, vislumbrei a cara feliz do garoto, que lambia os beiços ansioso por provar os feijões. Numa mão tinha duas notas e algumas moedas e noutra o pote pelo qual me trocara. Não me lançou um olhar de pena sequer, não me pediu desculpa, nem sequer se apercebeu de que me magoou.
 
Deixou uma mágoa tão grande no meu, diria coração, mas dou-me conta agora de que não tenho um. Enfim, magoou-me tanto que aqui estou eu, trinta e sete anos depois, a escrever esta história com a esperança de que ele a leia e saiba que apesar de tudo, mesmo depois de ter conhecido literalmente milhões de pessoas e de ter feito o sorriso de milhares de crianças, eu continuo a lembrar-me dele, continuo a amá-lo, porque é impossível ficar tão magoada como eu fiquei se não se ama como eu amei.

0 colheradas:

Enviar um comentário

newer post older post

Procurar