Bolo de nozes e canela



0 colheradas

Naquela manhã de terça-feira, não havia motivo para suspeitar que alguém iria morrer. Com a família reunida à volta da mesa rectangular, Arminda, de pé e um pouco inclinada para a frente, mais parecia um maestro, exigindo a cada músico que tocasse a sua partitura sem fífias. Mas também tinha um coração nobre, que se contorcia quando um filho caía, esfolando um joelho, ou havia uma arrelia. À cabeceira oposta, José, o marido, à sua direita, Ana e Maria, à sua esquerda, João e Manuel.
            A casa era simples, mas suficiente, pensava. Três quartos para seis pessoas: ela e o José num, as raparigas no outro, os rapazes no último. De resto, pouco tempo passavam em casa. Andavam de bicicleta, trabalhavam no campo, apanhavam amoras e figos no verão, marmelos e castanhas no Outono. A chuva escasseava.
            Naquele dia, Arminda levantou-se cedo, antes de todos, o sol ainda no horizonte. Haveria de ser um dia quente, já se sentia. Preparou o café com leite, habitual início de manhã. Mas se lhe tivessem dito que este seria um dia igual aos outros, não teria acreditado. Talvez um pressentimento, talvez uma picada no coração, quase imperceptível. Com a colher de pau, acabou o bolo de canela e nozes com a receita transmitida de geração em geração às mulheres da sua família.
            Agora, conduzindo cada elemento da sua orquestra, não compreendia a origem da dor que lhe queimava o peito. Estonteada, agarrou-se a ele, como se esse gesto a pudesse salvar e, nada sentindo, percebeu que era o fim.

0 colheradas:

Enviar um comentário

newer post older post

Procurar